SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36INCLUSIÓN DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDADES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR DESDE LA PERSPECTIVA DE LA GESTIÓN UNIVERSITARIANOTAS SOBRE LA FORMACIÓN EN RED EN EL PACTO NACIONAL DE ALFABETIZACIÓN EN LA EDAD CORRECTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ZARPELON, EDINÉIA  y  RESENDE, LUIS MAURICIO. TEORIAS DA APRENDIZAGEM EM PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: UM MAPEAMENTO COM FOCO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e210405.  Epub 26-Abr-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698210405.

O objetivo principal desta pesquisa foi identificar quais teorias da aprendizagem fundamentam a ação docente e são referenciadas em trabalhos voltados para a disciplina de Cálculo I. Para tanto, foi realizado um levantamento a partir da produção acadêmica brasileira divulgada no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia no período 2010-2017. Sendo assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, 23 trabalhos foram eleitos para constituir o portfólio final desta investigação. Assim, foi possível observar que a maioria dos estudos são de natureza empírica (n=15), com abordagem exclusivamente cognitivista (n=17), e que Vygotsky foi o teórico mais citado (n=12), seguido por Piaget (n=9) e Ausubel (n=5). Além disso, notou-se um equilíbrio em relação à utilização das obras relacionadas nas referências bibliográficas, especialmente em três produções: Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996), Pensamento e Linguagem (VYGOTSKY, 1989) e A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (VYGOTSKY, 1998). Por fim, os resultados sugerem a predominância de trabalhos sem embasamento teórico adequado (n=13) ou embasados parcialmente (n=6), segundo os critérios estabelecidos nesta investigação.

Palabras clave : Teorias da Aprendizagem; Cálculo I; Mapeamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )