SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36LEARNING THEORIES IN PUBLICATIONS IN THE ENGINEERING EDUCATION AREA: MAPPING FOCUSED IN THE CALCULUS I SUBJECTPROPOSALS FOR EDUCATION AND TEACHING OF MATHEMATICS FOR STUDENTS WITH CEREBRAL PALSY: A META-ANALYSIS OF SOME ACADEMIC PUBLICATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MACHADO, LUCIANA CASTRO OLIVEIRA  and  TEIXEIRA, BEATRIZ DE BASTO. APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO EM REDE NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e214853.  Epub Apr 27, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214853.

Este artigo apresenta-se como desdobramento de uma pesquisa de doutorado que busca compreender, a partir da interlocução com agentes de formação que atuaram no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em Minas Gerais, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o processo de implementação desse programa de formação docente. A partir do referido contexto, objetiva-se analisar, a partir da apropriação dos entrevistados, os limites e as possibilidades da realização dessa política pública de governo, até o ano de 2016. Para tanto, no aspecto metodológico, o desenvolvimento do estudo se articulou à abordagem qualitativa, tendo, como instrumentos para a coleta de dados, a realização de revisão bibliográfica sobre o contexto da formação docente para os anos iniciais da Educação Básica, o levantamento documental sobre o PNAIC e, também, entrevistas semiestruturadas com agentes formativos que atuaram no âmbito da UFJF. Os dados analisados permitiram compreender que a formação pelo PNAIC foi entendida como muito relevante no cenário brasileiro, com possibilidade de acarretar melhorias na alfabetização e, portanto, garantia de aprendizagem dos estudantes. Entretanto, sendo uma formação em rede, apresentou limites voltados para aspectos como problemas estruturais referentes à força das ingerências políticas nas diferentes instâncias da rede formativa; distância entre os formadores que atuaram pela UFJF e os professores alfabetizadores que atuavam nas unidades de ensino; dificuldade de viabilização da formação de rede e, ainda, referentes à atuação dos formadores, principais responsáveis por traduzirem a política formativa. Espera-se que, além de compreender os limites e as possibilidades alusivos à formação continuada implementada pelo PNAIC por meio da opinião de coordenadores e formadores entrevistados, possa-se contribuir com elementos relevantes para a revisão e a consolidação de políticas de formação docente.

Keywords : Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Formação em rede; Melhoria das práticas pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )