SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PROPOSALS FOR EDUCATION AND TEACHING OF MATHEMATICS FOR STUDENTS WITH CEREBRAL PALSY: A META-ANALYSIS OF SOME ACADEMIC PUBLICATIONSSCIENCE, POETRY, PHILOSOPHY: CRITICAL DIALOGS FROM THEORY TO CLASSROOM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MANFROI, MIRAÍRA NOAL  and  NOAL, MIRIAN LANGE. ENXADA, CANETA E MOUSE: O DIÁLOGO ENTRE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e215770.  Epub May 25, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698215770.

A educação do campo é um direito cidadão, assim como a inclusão digital. A concepção teórica escolhida compreende que há diferentes saberes, diversas tecnologias e múltiplas possibilidades de colocá-las como parceiras nos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de quinze tutores e dois coordenadores do Curso de Especialização em Educação do Campo/UFMS/EaD. Também participou uma liderança do campo, professor e concluinte da primeira edição do Curso. A pesquisa enfatizou que as tecnologias eletrônico-digitais estão presentes no cotidiano do campo de MS, mas com diferentes níveis de qualidade ao acesso e aos equipamentos, sendo o aspecto mais comprometedor a internet. Mesmo assim, essas tecnologias se constituem como caminhos para a formação continuada, com o cuidado de não negarem os saberes do campo e não se contraporem ao tempo cíclico do plantio, da oralidade, da terra como espaço e expressão da vida em comunidade.

Keywords : Educação do campo; Inclusão digital; Formação continuada; Ensino a distância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )