SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: METANÁLISE EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICASCIÊNCIA, POESIA, FILOSOFIA: DIÁLOGOS CRÍTICOS DA TEORIA À SALA DE AULA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MANFROI, MIRAÍRA NOAL  e  NOAL, MIRIAN LANGE. ENXADA, CANETA E MOUSE: O DIÁLOGO ENTRE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e215770.  Epub 25-Maio-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698215770.

A educação do campo é um direito cidadão, assim como a inclusão digital. A concepção teórica escolhida compreende que há diferentes saberes, diversas tecnologias e múltiplas possibilidades de colocá-las como parceiras nos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de quinze tutores e dois coordenadores do Curso de Especialização em Educação do Campo/UFMS/EaD. Também participou uma liderança do campo, professor e concluinte da primeira edição do Curso. A pesquisa enfatizou que as tecnologias eletrônico-digitais estão presentes no cotidiano do campo de MS, mas com diferentes níveis de qualidade ao acesso e aos equipamentos, sendo o aspecto mais comprometedor a internet. Mesmo assim, essas tecnologias se constituem como caminhos para a formação continuada, com o cuidado de não negarem os saberes do campo e não se contraporem ao tempo cíclico do plantio, da oralidade, da terra como espaço e expressão da vida em comunidade.

Palavras-chave : Educação do campo; Inclusão digital; Formação continuada; Ensino a distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )