SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ENXADA, CANETA E MOUSE: O DIÁLOGO ENTRE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIAEDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO NO BRASIL: COLONIALIDADE/MODERNIDADE E URBANOCENTRISMO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LIMA, GUILHERME DA SILVA; RAMOS, JOÃO EDUARDO FERNANDES  e  PIASSI, LUÍS PAULO DE CARVALHO. CIÊNCIA, POESIA, FILOSOFIA: DIÁLOGOS CRÍTICOS DA TEORIA À SALA DE AULA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e215986.  Epub 24-Maio-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698215986.

Este artigo apresenta contribuições teóricas e empíricas para discutir o uso de poesias na educação científica. As contribuições teóricas perpassam pelas discussões entre: a ciência, a arte e o ensino; a imaginação e a criação nas atividades literárias e científicas; e as interfaces entre a estética e a cognição. As contribuições empíricas analisam poesias produzidas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental em aulas de Ciências. As análises baseiam-se nas contribuições teórico-metodológicas propostas por Vigotski, que permitiram a produção de três categorias para analisar as poesias produzidas, a saber: questionamento da realidade, questionamento do saber humano e posicionamento responsivo. Os poemas exibiram diferentes orientações para a realidade, com emprego de conceitos trabalhados em sala de aula para sustentar os posicionamentos dos estudantes. Tal fato nos mostra a apropriação de ferramentas culturais (conceitos), visto que há o uso das mesmas em um contexto autônomo. As análises indicam que as poesias contemplaram aspectos cognitivos, emocionais e responsivos frente aos assuntos abordados, ao passo que sugerem que o uso de poesias em práticas didáticas de ciências pode contribuir com o desenvolvimento da formação crítica dos estudantes.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Poesia; Histórico-cultural; Ciência e Arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )