SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EDUCATION OF RURAL PEOPLE IN BRAZIL: COLONIALITY / MODERNITY AND URBANOCENTRISMDEVELOPMENT OF ACADEMIC COMPETENCES IN HIGHER EDUCATION: THE TEACHING PRACTICE IN FOCUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CORTESAO, MARGARIDA  and  ANDRADE, ANA ISABEL. CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE POESIA E SEU ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e214165.  Epub June 16, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214165.

O estudo apresentado foca-se no conhecimento profissional docente sobre o ensino da poesia nos primeiros anos de escolaridade. Trata-se de um estudo que incide sobre representações dos participantes de uma ação de formação contínua sobre ensino da poesia, para professores dos primeiros anos de escolaridade (1.º ao 4.º ano) no Sistema Educativo Português. O estudo visa caracterizar o conhecimento profissional docente na área do ensino da poesia através da análise de conteúdo das respostas dos professores a dois inquéritos por questionário, aplicados no início e no final da ação de formação, pretendendo responder às seguintes questões: o que pensam os professores sobre a poesia e o seu ensino e que necessidades de formação evidencia o seu discurso neste domínio? Os resultados do estudo mostram a importância da caracterização do conhecimento profissional docente para a conceção de propostas de formação para a promoção da mudança nas práticas educativas centradas sobre a poesia.

Keywords : conhecimento profissional docente; ensino da poesia; pensamento profissional; professores dos primeiros anos de escolaridade; representações.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )