SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO NO BRASIL: COLONIALIDADE/MODERNIDADE E URBANOCENTRISMOO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

CORTESAO, MARGARIDA  e  ANDRADE, ANA ISABEL. CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE POESIA E SEU ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e214165.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214165.

O estudo apresentado foca-se no conhecimento profissional docente sobre o ensino da poesia nos primeiros anos de escolaridade. Trata-se de um estudo que incide sobre representações dos participantes de uma ação de formação contínua sobre ensino da poesia, para professores dos primeiros anos de escolaridade (1.º ao 4.º ano) no Sistema Educativo Português. O estudo visa caracterizar o conhecimento profissional docente na área do ensino da poesia através da análise de conteúdo das respostas dos professores a dois inquéritos por questionário, aplicados no início e no final da ação de formação, pretendendo responder às seguintes questões: o que pensam os professores sobre a poesia e o seu ensino e que necessidades de formação evidencia o seu discurso neste domínio? Os resultados do estudo mostram a importância da caracterização do conhecimento profissional docente para a conceção de propostas de formação para a promoção da mudança nas práticas educativas centradas sobre a poesia.

Palavras-chave : conhecimento profissional docente; ensino da poesia; pensamento profissional; professores dos primeiros anos de escolaridade; representações.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )