SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CONOCIMIENTO PROFESIONAL DOCENTE SOBRE POESÍA Y SU ENSEÑANZA: UN ESTUDIO CON PROFESORES DE LOS PRIMEROS AÑOS DE ESCOLARIDADPOTENCIALES DEL SISTEMA ARCU-SUR PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL MODELO REGIONAL DE RECONOCIMIENTO DE TÍTULOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

POLONIA, ANA DA COSTA  y  SANTOS, MARIA DE FÁTIMA SOUZA. O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e216223.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698216223.

O artigo caracteriza as representações sociais sobre o desenvolvimento de competências acadêmicas, no ensino superior, e os reflexos nas práticas pedagógicas. Foram entrevistados 12 professores de uma instituição do Distrito Federal, e as análises realizadas pelo software IRaMuTeQ geraram três classes: (a) enfoque na realização da tarefa (tecnólogo); (b) papel formativo do educador (licenciatura); e (c) práticas direcionadas ao desenvolvimento do aluno (bacharelado). Os resultados apontam que os docentes desenvolvem suas práticas considerando o seu habitat profissional, retratando ações ligadas à futura atividade laboral quanto à realização e à operacionalização das tarefas (tecnólogo); na licenciatura, observa-se a articulação entre conhecimentos, valores e atuação ética em uma perspectiva humanista no processo formativo; e no bacharelado, a construção de saberes pelos estudantes, no domínio de conhecimentos e atuação profissional. As representações sociais ressaltam a diversidade de práticas alicerçadas nas áreas de atuação docente, revelando mundos próximos e em conexão com a futura atividade profissional.

Palabras clave : competências; representações sociais; práticas pedagógicas; formação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )