SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE POESIA E SEU ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADEPOTENCIALIDADES DO SISTEMA ARCU-SUL PARA A CONSTRUÇÃO DO MODELO REGIONAL DE RECONHECIMENTO DE TÍTULOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

POLONIA, ANA DA COSTA  e  SANTOS, MARIA DE FÁTIMA SOUZA. O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e216223.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698216223.

O artigo caracteriza as representações sociais sobre o desenvolvimento de competências acadêmicas, no ensino superior, e os reflexos nas práticas pedagógicas. Foram entrevistados 12 professores de uma instituição do Distrito Federal, e as análises realizadas pelo software IRaMuTeQ geraram três classes: (a) enfoque na realização da tarefa (tecnólogo); (b) papel formativo do educador (licenciatura); e (c) práticas direcionadas ao desenvolvimento do aluno (bacharelado). Os resultados apontam que os docentes desenvolvem suas práticas considerando o seu habitat profissional, retratando ações ligadas à futura atividade laboral quanto à realização e à operacionalização das tarefas (tecnólogo); na licenciatura, observa-se a articulação entre conhecimentos, valores e atuação ética em uma perspectiva humanista no processo formativo; e no bacharelado, a construção de saberes pelos estudantes, no domínio de conhecimentos e atuação profissional. As representações sociais ressaltam a diversidade de práticas alicerçadas nas áreas de atuação docente, revelando mundos próximos e em conexão com a futura atividade profissional.

Palavras-chave : competências; representações sociais; práticas pedagógicas; formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )