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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SOUZA, MARIANNE PEREIRA DE  e  REAL, GISELLE CRISTINA MARTINS. POTENCIALIDADES DO SISTEMA ARCU-SUL PARA A CONSTRUÇÃO DO MODELO REGIONAL DE RECONHECIMENTO DE TÍTULOS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e216226.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698216226.

O presente trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades da política regional de avaliação, configurada no Sistema de Acreditação de Cursos Universitários do Mercosul, para a construção de um modelo de reconhecimento de títulos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental. Em que pesem indefinições acerca de questões importantes para a implementação da política regional, os dados evidenciam que os Estados Partes progrediram na construção de um mecanismo permanente de reconhecimento de títulos. Em síntese, o Sistema regional constitui uma estratégia de indução eficiente, uma vez que relaciona os resultados da acreditação com a regulação de diplomas. Desse modo, o Sistema do Mercosul possui potencial para determinar qualidade na educação superior e, consequentemente, induzir o reconhecimento de títulos nos países, a partir de um modelo regional.

Palavras-chave : Mercosul; Qualidade Educacional; Acreditação; Regulação.

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