SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36COMPROMISO ACADÉMICO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: LOCALES PEDAGÓGICOS PARA EL DESARROLLO DE HABILIDADES TRANSFERIBLESEDUCACIÓN Y AGENCIA EN PERIFERIAS URBANAS: LA PRODUCCIÓN DE ALTERNATIVAS LABORALES ENTRE JÓVENES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ALMEIDA, EMMANUELLE ARNAUD  y  CABRAL NETO, ANTONIO. A COORDENAÇÃO FEDERATIVA DO MEC NO ÂMBITO DO PAR: SINAIS DE ARRANJOS E REGRAS DE DECISÃO PARA A GESTÃO EDUCACIONAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e217742.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698217742.

O artigo busca compreender a dinâmica de compartilhamento do poder na interdependência entre os entes federados, com foco na análise do papel do MEC enquanto coordenador da política educacional relativa ao Plano de Ações Articuladas (PAR). A pesquisa é de natureza qualitativa, baseando-se em análise documental e de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, organizada por meio de categorias temáticas, com a elaboração de rede semântica. Discute-se que o MEC atua para instituir a cultura de planejamento, prestar um atendimento unificado e induzir demandas. Em contrapartida, releva-se a existência de fragmentação das ações e de deficiências na resposta aos Municípios. Conclui-se que o MEC deve trabalhar para elevar o nível de conhecimento processual dos Municípios e resolver as fragilidades de seus próprios processos gerenciais.

Palabras clave : Federalismo cooperativo; Relações intergovernamentais; Plano de Ações Articuladas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )