SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36COMPETENCIES AND FUNCTIONS OF ONLINE TUTORS IN DISTANCE EDUCATIONFORMATIVE AND SOCIO-CONSTITUTIVE ASPECTS FROM THE “HEART, HEAD AND HANDS” IN J. H. PESTALOZZI AND THE FRITZ LANG´S METROPOLIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CAMARGO, SÍGLIA PIMENTEL HÖHER et al. DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO INCLUSIVO: DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e214220.  Epub June 31, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214220.

Este estudo investigou as principais dificuldades, os desafios e as barreiras diárias enfrentados por professores de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em situação de inclusão na escola comum. Participaram 19 professores cujos alunos com diagnóstico médico prévio de TEA são incluídos em escolas regulares e públicas de Pelotas/RS. Os dados foram coletados através de um roteiro de entrevistas semiestruturado e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de fornecer atividades de formação continuada que sejam menos gerais e mais focadas nas necessidades dos professores, sobretudo quanto aos aspectos comportamentais (como lidar) e pedagógicos (como ensinar e avaliar) para, assim, criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente inclusivo.

Keywords : inclusão; autismo; formação continuada de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )