SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CHALLENGES IN THE EDUCATIONAL PROCESS OF CHILDREN WITH AUTISM IN INCLUSIVE SETTING: GUIDELINES FOR CONTINUING EDUCATION IN THE TEACHERS’ VIEWFORMATION ON SCHOOL MICROPOLITICS: FOR AN EDUCATION BEYOND THE FORMAL CONTENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MUELLER, RAFAEL RODRIGO; CECHINEL, ANDRÉ  and  ALVES, ISMAEL GONÇALVES. ASPECTOS FORMATIVOS E SOCIO-CONSTITUTIVOS A PARTIR DA TRÍADE “CORAÇÃO, CABEÇA E MÃOS” EM J. H. PESTALOZZI E NO FILME METRÓPOLIS, DE FRITZ LANG. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e214776.  Epub June 30, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469821.

À luz da nova onda de movimentos nacionalistas que desponta hoje em diversas partes do mundo e também, em particular, no Brasil, este artigo propõe-se a debater comparativamente a dimensão totalizante da célebre tríade formativa do pedagogo alemão Johann Heinrich Pestalozzi, “coração, cabeça e mãos”, bem como a sua reapropriação posterior no filme Metrópolis, de Fritz Lang. Para realizar a aproximação entre a proposta de Pestalozzi e o filme de Lang, o presente artigo divide-se em dois momentos fundamentais, voltando-se, primeiramente, para a concepção teórica da tríade “coração, cabeça e mãos”, e, a seguir, para a análise de Metrópolis, enfatizando a sua releitura da tríade formativa aqui em pauta. O que se espera mostrar, em linhas gerais, é tanto o uso conservador a que se submete a fórmula de Pestalozzi quanto a possibilidade de sua reapropriação parcial ou integral para naturalizar desigualdades e censurar o desejo de debatê-las, gesto característico de nosso tempo.

Keywords : Educação; Nacionalismo; Pestalozzi; Fritz Lang; Metrópolis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )