SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DESAFÍOS EN EL PROCESO EDUCATIVO DE NIÑOS CON AUTISMO EN UN ENTORNO INCLUSIVO: DIRECTRICES PARA LA EDUCACIÓN CONTINUA EN LA VISIÓN DE LOS MAESTROSFORMACIÓN EN LA MICROPOLÍTICA ESCOLAR: POR UNA EDUCACIÓN MÁS ALLÁ DEL CONTENIDO FORMAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MUELLER, RAFAEL RODRIGO; CECHINEL, ANDRÉ  y  ALVES, ISMAEL GONÇALVES. ASPECTOS FORMATIVOS E SOCIO-CONSTITUTIVOS A PARTIR DA TRÍADE “CORAÇÃO, CABEÇA E MÃOS” EM J. H. PESTALOZZI E NO FILME METRÓPOLIS, DE FRITZ LANG. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e214776.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469821.

À luz da nova onda de movimentos nacionalistas que desponta hoje em diversas partes do mundo e também, em particular, no Brasil, este artigo propõe-se a debater comparativamente a dimensão totalizante da célebre tríade formativa do pedagogo alemão Johann Heinrich Pestalozzi, “coração, cabeça e mãos”, bem como a sua reapropriação posterior no filme Metrópolis, de Fritz Lang. Para realizar a aproximação entre a proposta de Pestalozzi e o filme de Lang, o presente artigo divide-se em dois momentos fundamentais, voltando-se, primeiramente, para a concepção teórica da tríade “coração, cabeça e mãos”, e, a seguir, para a análise de Metrópolis, enfatizando a sua releitura da tríade formativa aqui em pauta. O que se espera mostrar, em linhas gerais, é tanto o uso conservador a que se submete a fórmula de Pestalozzi quanto a possibilidade de sua reapropriação parcial ou integral para naturalizar desigualdades e censurar o desejo de debatê-las, gesto característico de nosso tempo.

Palabras clave : Educação; Nacionalismo; Pestalozzi; Fritz Lang; Metrópolis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )