SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO INCLUSIVO: DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORESFORMAÇÃO NA MICROPOLÍTICA ESCOLAR: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CONTEÚDO FORMAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MUELLER, RAFAEL RODRIGO; CECHINEL, ANDRÉ  e  ALVES, ISMAEL GONÇALVES. ASPECTOS FORMATIVOS E SOCIO-CONSTITUTIVOS A PARTIR DA TRÍADE “CORAÇÃO, CABEÇA E MÃOS” EM J. H. PESTALOZZI E NO FILME METRÓPOLIS, DE FRITZ LANG. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e214776.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469821.

À luz da nova onda de movimentos nacionalistas que desponta hoje em diversas partes do mundo e também, em particular, no Brasil, este artigo propõe-se a debater comparativamente a dimensão totalizante da célebre tríade formativa do pedagogo alemão Johann Heinrich Pestalozzi, “coração, cabeça e mãos”, bem como a sua reapropriação posterior no filme Metrópolis, de Fritz Lang. Para realizar a aproximação entre a proposta de Pestalozzi e o filme de Lang, o presente artigo divide-se em dois momentos fundamentais, voltando-se, primeiramente, para a concepção teórica da tríade “coração, cabeça e mãos”, e, a seguir, para a análise de Metrópolis, enfatizando a sua releitura da tríade formativa aqui em pauta. O que se espera mostrar, em linhas gerais, é tanto o uso conservador a que se submete a fórmula de Pestalozzi quanto a possibilidade de sua reapropriação parcial ou integral para naturalizar desigualdades e censurar o desejo de debatê-las, gesto característico de nosso tempo.

Palavras-chave : Educação; Nacionalismo; Pestalozzi; Fritz Lang; Metrópolis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )