SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36FORMAÇÃO NA MICROPOLÍTICA ESCOLAR: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CONTEÚDO FORMALA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PRODUZIDOS NAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MELO, JONAS DA SILVA  e  ALENCAR, EDVONETE SOUZA DE. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ANÁLISE DOCUMENTAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e218303.  Epub 04-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698218303.

Diante da construção de um sistema educacional baseado na pirâmide da macropolítica, os documentos normativos educacionais assumiram a posição de influenciar culturas escolares. Neste contexto, se insere uma cultura escolar que configura uma prática homogeneizadora das diferenças humanas. A Educação Inclusiva é uma área educacional que visa, antes de tudo, reconhecer a multiplicidade existente na sala de aula e, assim, proporcionar um processo educacional condizente com a singularidade de cada estudante. Perante essa problemática, este artigo visa analisar os documentos normativos que regem a Educação e a formação do profissional habilitado a atender as singularidades das pessoas que enfrentam as maiores dificuldades de aprendizagem: o pedagogo. A análise de conteúdo a que esses documentos foram submetidos se fundamenta na Teoria Crítica de Adorno e na Filosofia da Diferença de Deleuze. Por meio do estudo deleuziano, foi possível identificar um movimento de fortalecimento das práticas inclusivas conforme os documentos assumiam um caráter micropolítico.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; formação de pedagogos; análise documental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )