SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PEDAGOGUE EDUCATION IN AN INCLUSIVE PERSPECTIVE: DOCUMENTARY ANALYSISIDEB AND TEACHING PERFORMANCE FROM THE PERSPECTIVE OF SELF-REGULATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FURLIN, NEIVA. A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PRODUZIDOS NAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e219614.  Epub July 05, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698219614.

Este artigo integra o rol dos estudos sobre o ensino de Sociologia na Educação Superior. Tem como objetivo apreender os sentidos e a importância que os alunos da graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atribuem à disciplina de Sociologia na sua formação profissional e relacioná-los com os discursos legais e formais do curso e com as competências da sociologia para a Educação Superior. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os resultados do estudo evidenciam que a importância que os estudantes atribuem à sociologia está em consonância com as competências da disciplina e com as questões legais e formais do curso de graduação em Odontologia. Contudo, não se trata de uma reprodução de discursos, mas de sujeitos que falam de sua experiência concreta com a disciplina, de modo que os conteúdos sociológicos passam a produzir sentido para as suas vidas e para o exercício da profissão.

Keywords : Educação Superior; Ensino de Sociologia; Curso de Odontologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )