SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ANÁLISE DOCUMENTALO IDEB E A ATUAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FURLIN, NEIVA. A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PRODUZIDOS NAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e219614.  Epub 05-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698219614.

Este artigo integra o rol dos estudos sobre o ensino de Sociologia na Educação Superior. Tem como objetivo apreender os sentidos e a importância que os alunos da graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atribuem à disciplina de Sociologia na sua formação profissional e relacioná-los com os discursos legais e formais do curso e com as competências da sociologia para a Educação Superior. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os resultados do estudo evidenciam que a importância que os estudantes atribuem à sociologia está em consonância com as competências da disciplina e com as questões legais e formais do curso de graduação em Odontologia. Contudo, não se trata de uma reprodução de discursos, mas de sujeitos que falam de sua experiência concreta com a disciplina, de modo que os conteúdos sociológicos passam a produzir sentido para as suas vidas e para o exercício da profissão.

Palavras-chave : Educação Superior; Ensino de Sociologia; Curso de Odontologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )