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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PESSIN, GISELE  e  DEPS, VERA LUCIA. O IDEB E A ATUAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e219808.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698219808.

pesquisa objetivou analisar os impactos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Ensino Fundamental em decorrência da autorregulação do comportamento de professores. Realizou-se um estudo de caso comparativo entre duas escolas de uma Rede Municipal de Educação no Norte do Estado do Rio de Janeiro que estão, respectivamente, entre os maiores e menores resultados no IDEB em 2015. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com docentes, orientadores pedagógicos e diretores. Os resultados das entrevistas e observações foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e adotou-se a perspectiva teórica da Autorregulação. Constatou-se que a falta de clareza sobre os objetivos da avaliação do MEC comprometeu o planejamento de ações e a reflexão sobre os resultados. O êxito no IDEB aumentou a motivação para a manutenção de bons resultados, o que não ocorreu na escola que não alcançou a meta projetada pelo MEC. Além disso, ficou evidenciado que, frente à iminência da Prova Brasil, as regulações externas influenciam os professores para a preparação dos alunos.

Palavras-chave : IDEB; Autorregulação; Atuação docente.

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