SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36IDEB AND TEACHING PERFORMANCE FROM THE PERSPECTIVE OF SELF-REGULATIONTHE ECOSYSTEM CONCEPT IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS: APPROACH AND POSSIBLE IMPLICATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SANTIAGO, FLAVIO. “NÃO É NENÊ, ELA É PRETA”: EDUCAÇÃO INFANTIL E PENSAMENTO INTERSECCIONAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e220090.  Epub July 01, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698220090.

O artigo tem como objetivo contribuir com os estudos da Educação Infantil, explorando as intersecções entre o processo de racialização e as relações de gênero, idade e classe social estabelecidos no cotidiano de uma creche pública que atende crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de uma etnografia realizada na região metropolitana de Campinas (SP), ao longo de um ano, fazendo uso do registro em caderno de campo e de entrevistas com as docentes da unidade. Com base nas análises, pode-se destacar que as crianças, em muitos momentos, reproduzem as hierarquias pautadas na ordem patriarcal e racista, bem como que existem práticas pedagógicas sexistas-racistas na creche.

Keywords : Intersecção; Racismo; Relações de gênero; Creche. Sociologia da Infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )