SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EL IDEB Y LA ACTUACIÓN DOCENTE DESDE LA PERSPECTIVA DE LA AUTORREGULACIÓNEL CONCEPTO DE ECOSISTEMA EN LIBROS DE TEXTO DE BIOLOGÍA DE LA ESCUELA SECUNDARIA: ENFOQUE E POSIBLES IMPLICACIONES OSSÍVEIS IMPLICAÇÕES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SANTIAGO, FLAVIO. “NÃO É NENÊ, ELA É PRETA”: EDUCAÇÃO INFANTIL E PENSAMENTO INTERSECCIONAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e220090.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698220090.

O artigo tem como objetivo contribuir com os estudos da Educação Infantil, explorando as intersecções entre o processo de racialização e as relações de gênero, idade e classe social estabelecidos no cotidiano de uma creche pública que atende crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de uma etnografia realizada na região metropolitana de Campinas (SP), ao longo de um ano, fazendo uso do registro em caderno de campo e de entrevistas com as docentes da unidade. Com base nas análises, pode-se destacar que as crianças, em muitos momentos, reproduzem as hierarquias pautadas na ordem patriarcal e racista, bem como que existem práticas pedagógicas sexistas-racistas na creche.

Palabras clave : Intersecção; Racismo; Relações de gênero; Creche. Sociologia da Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )