SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36“NO ES BEBÉ, ES NEGRA”: EDUCACIÓN INFANTIL Y PENSAMIENTO INTERSECCIONALCONOCIMIENTOS Y CREENCIAS DE LOS PROFESORES SOBRE LA EDUCACIÓN INCLUSIVA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA NACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

BEZZON, RODOLFO ZAMPIERI  y  DINIZ, RENATO EUGÊNIO DA SILVA. O CONCEITO DE ECOSSISTEMA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e195948.  Epub 06-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698195948.

Pesquisas apontam que o livro didático possui papel singular nos ambientes escolares, principalmente após a criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os objetivos deste estudo são identificar e analisar como o conceito de ecossistema é abordado em algumas coleções didáticas de Biologia selecionadas pelo PNLD/2015. Investigar como o conceito de ecossistema é abordado em livros didáticos é importante para o ensino-aprendizagem em Ecologia, porque esse conceito fomenta grande parte das discussões em políticas ambientais e pesquisas em Biologia. Além disso, o livro didático pode ter importante papel na estruturação das aulas e está sujeito a conflitos de interesse. Neste estudo, foram analisadas três coleções didáticas por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), com interpretação de como os conteúdos presentes nas coleções abordam e direcionam a significação do conceito de ecossistema. Os resultados demonstram um padrão na abordagem desse conceito, em todas as coleções, que simplifica, não historiza e, muito menos, critica o conceito de ecossistema.

Palabras clave : Conceito de Ecossistema; Livro Didático; Ensino de Ecologia; Análise de Conteúdo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )