SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EL CONCEPTO DE ECOSISTEMA EN LIBROS DE TEXTO DE BIOLOGÍA DE LA ESCUELA SECUNDARIA: ENFOQUE E POSIBLES IMPLICACIONES OSSÍVEIS IMPLICAÇÕESAPRENDIZAJE TOCADA POR LOS NIÑOS: Batucada en Escola Viva Olho do Tempo (João Pessoa, PB) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MARTINS, GABRIELA DAL FORNO; ABREU, GABRIELA VIEIRA SOARES DE  y  ROZEK, MARLENE. CONHECIMENTOS E CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e218615.  Epub 07-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698218615.

O presente estudo teve como objetivo mapear, de forma sistemática, a literatura científica brasileira sobre o tema dos conhecimentos e crenças de professores em relação à Educação Inclusiva. Para localizar os artigos, três bases de dados foram consultadas: Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI), Portal de periódicos da CAPES e Scielo. Os artigos identificados foram classificados de acordo com: ano e periódico; instituição e formação do primeiro autor; natureza da autoria; metodologia; técnicas de coleta; e temas de investigação. Após, analisou-se qualitativamente os resultados dos artigos que de forma mais específica investigaram conhecimentos e crenças. Os resultados indicaram que os estudos são recentes e têm aumentado nos últimos anos. A Educação Especial destacou-se como área que vem realizando essas discussões, sugerindo que a Educação Inclusiva vem sendo de maneira gradual incorporada como campo de discussão de outras áreas da Educação e de áreas afins. Esforços adicionais são necessários para que a Educação Inclusiva seja compreendida em seu caráter educacional, como uma nova forma de conceber os sujeitos e os processos de ensinar e aprender.

Palabras clave : Formação de professores; Educação Inclusiva; Crenças; Conhecimentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )