SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CONOCIMIENTOS Y CREENCIAS DE LOS PROFESORES SOBRE LA EDUCACIÓN INCLUSIVA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA NACIONALREPRESENTACIONES SOCIALES SOBRE "SER UN PROFESOR DE FÍSICA" A LA LUZ DEL MODELO KVP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MENDONCA, Karla Jeniffer Rodrigues  y  PIRES, Flávia Ferreira. AS APRENDIZAGENS RITMADAS PELAS CRIANÇAS: Batucando na Escola Viva Olho do Tempo (João Pessoa, PB). Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e215122.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698215122.

Este artigo tem como objeto analisar as relações de aprendizagem na infância no contexto educacional da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público localizada na área rural de João Pessoa, Paraíba, na qual as crianças se envolvem na prática do batuque como proposta pedagógica. Para isso enlaçamos, de forma interdisciplinar, teorias que tratam da aprendizagem na infância e da aprendizagem na prática. Nesse emaranhado, baseadas em uma observação participante e atentas às ações e percepções das crianças, tratamos categorias sentidas e emergidas na pesquisa de campo: participação, autonomia, desenvolvimento e crescimento no/com o corpo. Concluimos que as ações entendidas pelas crianças que implicam “aprender sozinho” e ¨se garantir” se misturam aos vínculos conflituosos (re) nascidos nas relações intra e intergeracionais e com as coisas (sobretudo os instrumentos) no ambiente. São nessas relações que as crianças desconstroem a noção adultocêntrica associada à relação ensinar-aprender.

Palabras clave : crianças; aprendizagem; batuque; relações intra e intergeracionais; João Pessoa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )