SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CONHECIMENTOS E CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONALREPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ‘SER PROFESSOR DE FÍSICA’ À LUZ DO MODELO KVP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MENDONCA, Karla Jeniffer Rodrigues  e  PIRES, Flávia Ferreira. AS APRENDIZAGENS RITMADAS PELAS CRIANÇAS: Batucando na Escola Viva Olho do Tempo (João Pessoa, PB). Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e215122.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698215122.

Este artigo tem como objeto analisar as relações de aprendizagem na infância no contexto educacional da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público localizada na área rural de João Pessoa, Paraíba, na qual as crianças se envolvem na prática do batuque como proposta pedagógica. Para isso enlaçamos, de forma interdisciplinar, teorias que tratam da aprendizagem na infância e da aprendizagem na prática. Nesse emaranhado, baseadas em uma observação participante e atentas às ações e percepções das crianças, tratamos categorias sentidas e emergidas na pesquisa de campo: participação, autonomia, desenvolvimento e crescimento no/com o corpo. Concluimos que as ações entendidas pelas crianças que implicam “aprender sozinho” e ¨se garantir” se misturam aos vínculos conflituosos (re) nascidos nas relações intra e intergeracionais e com as coisas (sobretudo os instrumentos) no ambiente. São nessas relações que as crianças desconstroem a noção adultocêntrica associada à relação ensinar-aprender.

Palavras-chave : crianças; aprendizagem; batuque; relações intra e intergeracionais; João Pessoa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )