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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
ORTIZ, ADRIANO JOSÉ; MAGALHAES JUNIOR, CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA e GIMENES, ÉDER RODRIGO. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ‘SER PROFESSOR DE FÍSICA’ À LUZ DO MODELO KVP. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e211251. Epub 30-Jul-2020. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698221251.
Nesse artigo partimos dos referenciais de Conhecimentos, Valores e Práticas para identificar concepções e representações sociais em licenciandos em Física. Utilizamos 81 assertivas estruturadas de acordo com a escala likert. Esse instrumento foi aplicado com 25 ingressantes e 10 concluintes do curso. As respostas foram divididas em 19 indicadores previamente construídos e organizadas em três dimensões: ‘epistemologia da ciência’; ‘ensino e aprendizagem’ e ‘formação e atividade docente’. No caso dos ingressantes, os alunos apresentaram concepções contraditórias que podem refletir seus saberes e representações prévias ao ingressar no curso. Entre os concluintes, foi possível identificar algumas diferenças nas concepções. Ainda assim, essas diferenças foram progressivas, sem rompimentos abruptos com representações apresentadas pelos ingressantes. Enfim, nossos resultados indicam que um modelo de formação tradicional, em que os conhecimentos pedagógicos e didáticos são inseridos apenas posteriormente no curso, e não ao longo de todo ele, não proporciona um ambiente propício a mudanças profundas nessas representações.
Palavras-chave : concepções; formação de professores; alunos ingressantes; alunos concluintes; Física.