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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BRAMBILLA, DAIANE KUTSZEPA; KLEBA, MARIA ELISABETH  e  MAGRO, MÁRCIA LUÍZA PIT DAL. CARTOGRAFIA DA IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE DESMEDICALIZAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e217558.  Epub 29-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698217558.

O presente artigo objetiva apresentar uma cartografia da implantação e execução do Programa Saúde na Escola (PSE) e seus efeitos para o processo de desmedicalização em um município de pequeno porte no sul do Brasil. Trata-se de um estudo cartográfico que contou com participação de 51 profissionais dos setores envolvidos no Programa. Para a produção dos dados foram utilizadas rodas de conversa, oficina de grupo, análise documental e observação participante. As análises indicam que as ações realizadas por meio do PSE explicitaram o processo de medicalização no cuidado a educandos, especialmente com foco na prescrição e uso de psicotrópicos. Por meio da articulação intersetorial promovida pelo Programa, aproximaram-se os setores Saúde, Educação e Assistência Social, ampliando-se a compreensão das problemáticas que envolviam os alunos, bem como o leque de ações promovidas para enfrenta-las. Isso indica o potencial do Programa para o processo de desmedicalização para o que a intersetorialidade mostrou-se determinante.

Palavras-chave : Intersetorialidade; medicalização; Programa Saúde na Escola.

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