SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CARTOGRAFÍA DE LA APLICACIÓN Y EJECUCIÓN DEL PROGRAMA DE SALUD ESCOLAR (PSE): IMPLICACIONES PARA EL PROCESO DE DEMEDICALIZACIÓNPROYECTOS DE FORMACIÓN HUMANA EUGENISTA E HIGIENISTA: PRESCRIPCIONES PARA LA EDUCACIÓN FÍSICA EN PUBLICACIONES PERIÓDICAS (1932-1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

JOAQUIM, FELIPE FERREIRA  y  CAMARGO, MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: OFICINAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e218538.  Epub 30-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698218538.

Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre oficinas enquanto modalidade educativa. Foram analisados 256 artigos científicos oriundos de periódicos contidos na área de avaliação Educação na Plataforma Sucupira do CNPq que possuíam o termo oficina, seja no título, nas palavras-chave ou no resumo. As oficinas foram categorizadas e descritas de acordo com seus objetivos e modos de execução: oficina de trabalho, oficina didática, oficina pedagógica, oficina de leitura e escrita, oficina artística e oficina terapêutica. Dos artigos levantados, somente seis tinham como foco de análise a prática de oficinas enquanto modalidade educativa; os restantes empregaram as oficinas enquanto meio para o desenvolvimento de temas diversos. Por fim, argumentamos que a prática de oficinas no campo da Educação pode se revelar um instrumento profícuo para a produção de conhecimentos, processos de subjetivação e emancipação.

Palabras clave : processos educacionais; metodologia de ensino; educação não formal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )