SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA: TALLERESMETODOLOGÍAS ACTIVAS COMO SIGNIFICADO TRANSCENDENTAL DE CURRÍCULOS DE FORMACIÓN MÉDICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CASSANI, JULIANA MARTINS; FERREIRA NETO, AMARÍLIO  y  SANTOS, WAGNER DOS. PROJETOS DE FORMAÇÃO HUMANA EUGENISTA E HIGIENISTA: PRESCRIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERIÓDICOS (1932-1960). Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e218568.  Epub 29-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698218568.

O artigo objetiva compreender as orientações para o ensino da Educação Física, fundamentadas nos projetos de formação humana eugenista e higienista. Possui, como fontes, a Revista de Educação Física (230 matérias) e a Revista Educação Physica (405 matérias). Utiliza, como pressupostos teóricos, os conceitos de análise pela materialidade e práticas de apropriações. Os resultados sinalizam que o diálogo dos articulistas com os princípios da eugenia e do higienismo estava relacionado com os perfis editoriais das revistas, em um cenário de negociações em relação às perspectivas de formação assumidas por eles. Esse teorizar conferiu cientificidade à Educação Física e ofereceu as bases para a publicação de prescrições que orientassem a formação e a prática docente. Nas fontes, teoria e prática imbricavam-se, conformando as revistas como dispositivos de uso didático-pedagógico e contribuindo com a inserção e a consolidação da Educação Física nos currículos escolares.

Palabras clave : Educação Física; eugenia; higienismo; revista; prescrições.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )