SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PROJETOS DE FORMAÇÃO HUMANA EUGENISTA E HIGIENISTA: PRESCRIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERIÓDICOS (1932-1960)POVOAMENTOS E RESISTÊNCIAS ENTRE DOCÊNCIA E CRIAÇÃO NO ENSINO DAS ARTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FRANCA JUNIOR, RAIMUNDO RODRIGUES DE  e  MAKNAMARA, MARLÉCIO. METODOLOGIAS ATIVAS COMO SIGNIFICADO TRANSCENDENTAL DE CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO MÉDICA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e219263.  Epub 28-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698219263.

O objetivo deste trabalho é mostrar como um currículo é significado pelas teorias pós-críticas e, a partir desse modo específico de interpretação, buscar problematizar os discursos que se sobressaem no currículo oficial médico de uma Instituição de Ensino Superior pública, que está baseado no uso das Metodologias Ativas. Para o alcance desse objetivo, fundamentamos nosso referencial nos estudos pós-críticos sobre currículo e analisamos documentos que o orientam. O exercício de problematização foi realizado mediante o emprego da análise de discurso de inspiração foucaultiana. O resultado alcançado foi a possibilidade de se enxergar o currículo analisado para além de um instrumento envolvido em um processo de ‘revelação’ de metodologias e de sujeitos considerados ideais. Significamos o(a) médico(a) como efeito da disputa entre diferentes discursos presentes nesse currículo e mostramos como esse(a) profissional é posicionado(a). Concluímos este trabalho explicitando pontos-chave de estudos sobre currículo na perspectiva pós-crítica, visando subsidiar futuras investigações.

Palavras-chave : Currículo; Metodologias Ativas; Educação Médica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )