SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36METODOLOGIAS ATIVAS COMO SIGNIFICADO TRANSCENDENTAL DE CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO MÉDICAO GINÁSIO “INCONFIDÊNCIA” DE ALFENAS: VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR E DO ENSINO DE HISTÓRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MOSSI, CRISTIAN POLETTI. POVOAMENTOS E RESISTÊNCIAS ENTRE DOCÊNCIA E CRIAÇÃO NO ENSINO DAS ARTES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e219274.  Epub 30-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698219274.

O artigo surge como parte dos resultados, do aporte teórico e das ações desenvolvidas pela pesquisa intitulada Docência e criação em educação das artes visuais: povoamentos entre visualidades, leituras e escritas, coordenada pelo autor. Apresenta, assim, um arranjo elaborado com as noções presentes em seu título - especialmente criação, resistência/re-existência, povoamento e arte - para convidar o leitor a pensar concepções que envolvam uma possível perspectiva de formação de docências, a fim de atuar na educação das artes na contemporaneidade. Desse modo, o texto apresenta um modo de se relacionar com conceitos e imagens, tanto no que tange à própria investigação, quanto ao que se refere àquilo que acaba respingando no ambiente formativo de professores de artes visuais. No fim, apresenta e discute brevemente a proposta artístico-educacional Postais para o Futuro, idealizada e conduzida também pelo autor, como modo de evidenciar formas de ler e escrever com imagens em um horizonte que concebe palavras e visualidades como dispositivos de invenção, para além de anteparos de significação.

Palavras-chave : Criação; Formação; Docência; Educação; Arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )