SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EL GIMNASIO “INCONFIDÊNCIA” DE ALFENAS: VESTIGIOS DE LA CULTURA ESCOLAR Y DE LA ENSEÑANZA DE HISTORIALA TRANSMISIÓN DEL CONOCIMIENTO EN DEBATE: ¿ESTARIA LA PEDAGOGÍA HISTÓRICO-CRÍTICA REHABILITANDO LA ENSEÑANZA TRADICIONAL? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FONTANA, ROSANE TERESINHA; WACHEKOWSKI, GIOVANA  y  BARBOSA, SILÉZIA SANTOS NOGUEIRA. AS METODOLOGIAS USADAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e220371.  Epub 29-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698220371.

Trata-se de uma investigação do tipo transversal descritiva, realizada no segundo semestre de 2016, cujo objetivo foi investigar as estratégias metodológicas usadas no ensino em enfermagem para facilitar a aprendizagem, na perspectiva de discentes de quatro universidades do noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo os discentes, as técnicas que mais facilitam a aprendizagem são as aulas práticas em estágio e em laboratório. As aulas expositivas centradas no professor e com o uso de projetores são as mais cansativas. Os discentes estão aderindo cada vez mais às tecnologias e demonstram interesse por aulas que as utilizam; porém, segundo os depoimentos, os docentes ainda pouco adotam metodologias ativas utilizando tecnologias de informação e comunicação. Portanto, pode-se inferir que, além da necessidade de os docentes encontrarem uma maneira de se adaptar às tecnologias e metodologias ativas, devem ainda conhecer o perfil dos seus alunos, a fim de que possam planejar, com eles, as técnicas e métodos inovadores e criativos para desenvolver suas aulas.

Palabras clave : ensino de enfermagem; estudantes; metodologia; ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )