SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36LAS METODOLOGÍAS UTILIZADAS EM LA ENSEÑANZA DE ENFERMERÍA: CON LA PALABRA, LOS ESTUDIANTESEDUCAR CUERPOS, COSTUMBRES Y SENSIBILIDADES: PRÁCTICAS CULTURALES ESTADOUNIDENSES E INTERPRETACIONES DE BRASIL PUESTOS EN CIRCULACIÓN POR LA ASOCIACIÓN CRISTIANA DE JÓVENES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

PASQUALINI, JULIANA CAMPREGHER  y  LAVOURA, TIAGO NICOLA. A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO EM DEBATE: ESTARIA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA REABILITANDO O ENSINO TRADICIONAL?. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e221954.  Epub 30-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698221954.

O artigo se propõe a aprofundar o debate acerca da defesa da transmissão dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos reivindicada pela pedagogia histórico-crítica no atual contexto político-cultural de obscurantismo e ataques à razão. Com base em investigação teórico-conceitual de tipo bibliográfica, explora as diferenças entre a proposição histórico-crítica e os métodos tradicionais de ensino, sustentando que o combate às pedagogias não-diretivas não outorga um movimento de reabilitação da pedagogia tradicional, marcada pela prevalência do método indutivo, pelo verbalismo e pela apreensão acrítica da relação escola-sociedade. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica conserva o princípio da transmissão do conhecimento para todos, mas, uma vez que baseia em outra concepção de conhecimento, realiza-se a partir de outro método e subordina-se a outra finalidade, tal princípio é requalificado, vislumbrando a práxis. Postula-se, enfim, a compreensão da transmissão de conhecimento como princípio de esfera ontológica - e não didática ou operacional - do processo educativo.

Palabras clave : Educação escolar; Teoria pedagógica; Transmissão de conhecimentos; Pedagogia histórico-crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )