SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36KNOWLEDGE TRANSMISSION IN DEBATE: MIGHT CRITICAL-HISTORICAL PEDAGOGY REHABILITATE TRADITIONAL TEACHING METHODS?A STUDY ABOUT THE TEACHING ACTIONS IN A SCHOOL OF 1ST CYCLE IN PORTUGAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SILVA, GIOVANNA CAMILA DA. EDUCAR CORPOS, COSTUMES E SENSIBILIDADES: PRÁTICAS CULTURAIS ESTADUNIDENSES E INTERPRETAÇÕES SOBRE O BRASIL EM CIRCULAÇÃO PELA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222213.  Epub July 28, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222213.

A inauguração da Associação Cristã de Moços no Brasil e a expansão do seu projeto formativo contaram com um importante elemento atrativo: o protestantismo. Em finais do século XIX já circulavam no país ideias, proposições e práticas afinadas com a estrutura religiosa da Associação. Com a chegada de instituições e sujeitos estadunidenses no Brasil, aportavam no país formas de viver sintonizadas com padrões estadunidenses de operar no mundo. De forma sutil ou de modo explícito, é possível identificar elementos mobilizados também pela ACM para aproximação dos brasileiros com práticas culturais, com valores, com o modo de vida “americano”. Nas representações produzidas sobre o Brasil, os acemistas articularam um mecanismo que ora indicava as condições desfavoráveis do país, ora as tomava como mote para a ressonância das iniciativas da Associação. Indicar limitações, mas também apresentar alternativas para novos costumes, novas práticas, novas sensibilidades, essa parecia a dinâmica acemista.

Keywords : História da Educação; Associação Cristã de Moços; educação do corpo; costumes; sensibilidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )