SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO EM DEBATE: ESTARIA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA REABILITANDO O ENSINO TRADICIONAL?UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM UMA ESCOLA DE 1º CICLO EM PORTUGAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SILVA, GIOVANNA CAMILA DA. EDUCAR CORPOS, COSTUMES E SENSIBILIDADES: PRÁTICAS CULTURAIS ESTADUNIDENSES E INTERPRETAÇÕES SOBRE O BRASIL EM CIRCULAÇÃO PELA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222213.  Epub 28-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222213.

A inauguração da Associação Cristã de Moços no Brasil e a expansão do seu projeto formativo contaram com um importante elemento atrativo: o protestantismo. Em finais do século XIX já circulavam no país ideias, proposições e práticas afinadas com a estrutura religiosa da Associação. Com a chegada de instituições e sujeitos estadunidenses no Brasil, aportavam no país formas de viver sintonizadas com padrões estadunidenses de operar no mundo. De forma sutil ou de modo explícito, é possível identificar elementos mobilizados também pela ACM para aproximação dos brasileiros com práticas culturais, com valores, com o modo de vida “americano”. Nas representações produzidas sobre o Brasil, os acemistas articularam um mecanismo que ora indicava as condições desfavoráveis do país, ora as tomava como mote para a ressonância das iniciativas da Associação. Indicar limitações, mas também apresentar alternativas para novos costumes, novas práticas, novas sensibilidades, essa parecia a dinâmica acemista.

Palavras-chave : História da Educação; Associação Cristã de Moços; educação do corpo; costumes; sensibilidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )