SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EDUCATE BODIES, CUSTOMS AND SENSIBILITIES: NORTH AMERICAN CULTURAL PRACTICES AND INTERPRETATIONS ABOUT BRAZIL PUT INTO CIRCULATION BY THE YOUNG MEN'S CHRISTIAN ASSOCIATIONTHE CONCEPTIONS OF TUTORS OF THE SUS ON ACTIVE METHODOLOGIES IN TRAINING OF THE HEALTH PROFESSIONAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PIRATELO, MARCUS VINICIUS MARTINEZ; ARRUDA, SERGIO DE MELLO; COSTA, NILZA MARIA VILHENA NUNES DA  and  PASSOS, MARINEZ MENEGHELLO. UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM UMA ESCOLA DE 1º CICLO EM PORTUGAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222681.  Epub July 30, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222681.

Este artigo apresenta resultados de um estudo realizado a respeito da ação docente de dois professores em uma escola de 1º ciclo em Portugal. Os fundamentos metodológicos que conduzem a coleta e a organização dos dados baseiam-se nos procedimentos indicados pela Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). As aulas dos professores foram analisadas utilizando-se de uma forma de organização dos dados provenientes de dois instrumentos analíticos distintos: a Matriz do Professor, de Arruda e Passos (2017), e o Quadro intitulado “os objetivos e motivos da ação”, de Tardif e Lessard (2008). Foi possível identificar as categorias de ação docente realizadas pelos professores e a frequência dessas categorias de ação. Por meio de uma nova maneira de organizar os dados foi possível concluir que o ambiente de sala de aula e o estilo pedagógico de cada professor podem ser fatores decisivos para as ações desempenhadas em classe.

Keywords : Ação docente; Ensino de Ciências e Matemática; Relação com o Saber; Matriz do Professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )