SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EDUCAR CUERPOS, COSTUMBRES Y SENSIBILIDADES: PRÁCTICAS CULTURALES ESTADOUNIDENSES E INTERPRETACIONES DE BRASIL PUESTOS EN CIRCULACIÓN POR LA ASOCIACIÓN CRISTIANA DE JÓVENESLAS CONCEPCIONES DE SUS PRECEPTORS SOBRE METODOLOGICAS ACTIVAS EN LA ENTRENAMIENTO DEL PROFESIONAL DE LA SALUD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

PIRATELO, MARCUS VINICIUS MARTINEZ; ARRUDA, SERGIO DE MELLO; COSTA, NILZA MARIA VILHENA NUNES DA  y  PASSOS, MARINEZ MENEGHELLO. UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM UMA ESCOLA DE 1º CICLO EM PORTUGAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222681.  Epub 30-Jul-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222681.

Este artigo apresenta resultados de um estudo realizado a respeito da ação docente de dois professores em uma escola de 1º ciclo em Portugal. Os fundamentos metodológicos que conduzem a coleta e a organização dos dados baseiam-se nos procedimentos indicados pela Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). As aulas dos professores foram analisadas utilizando-se de uma forma de organização dos dados provenientes de dois instrumentos analíticos distintos: a Matriz do Professor, de Arruda e Passos (2017), e o Quadro intitulado “os objetivos e motivos da ação”, de Tardif e Lessard (2008). Foi possível identificar as categorias de ação docente realizadas pelos professores e a frequência dessas categorias de ação. Por meio de uma nova maneira de organizar os dados foi possível concluir que o ambiente de sala de aula e o estilo pedagógico de cada professor podem ser fatores decisivos para as ações desempenhadas em classe.

Palabras clave : Ação docente; Ensino de Ciências e Matemática; Relação com o Saber; Matriz do Professor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )