SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A STUDY ABOUT THE TEACHING ACTIONS IN A SCHOOL OF 1ST CYCLE IN PORTUGALFACTORS DETERMINANTS USE OF MOBILE DEVICES IN THE INITIAL TEACHER TRAINING IN URUGUAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CHIANCA-NEVES, Mary Glaucy Brito; LAUER-LEITE, Iani Dias  and  PRIANTE, Priscila Tavares. AS CONCEPÇÕES DE PRECEPTORES DO SUS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e207303.  Epub Aug 06, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698207303.

Este artigo relata a concepção de 15 preceptores de saúde da região Oeste do Pará - que concluíram o Curso de Especialização para Preceptores do SUS - sobre as metodologias ativas de ensino aprendizagem como estratégia de formação do profissional. As informações foram coletadas através da folha de dados sociodemográficos e roteiro de entrevista semiestruturada. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC e como resultado verificou-se que para o preceptor de saúde as metodologias ativas são formas de facilitar o aprendizado, são técnicas, instrumentalização, que fazem pensar e raciocinar, possibilitando mudanças na sua prática pedagógica, e na sua maneira de agir frente ao cotidiano da preceptoria.

Keywords : Preceptoria; Metodologias Ativas; Formação Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )