SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM UMA ESCOLA DE 1º CICLO EM PORTUGALFACTORES DETERMINANTES DEL USO DE DISPOSITIVOS MÓVILES EN LA FORMACIÓN INICIAL DOCENTE DE URUGUAY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CHIANCA-NEVES, Mary Glaucy Brito; LAUER-LEITE, Iani Dias  y  PRIANTE, Priscila Tavares. AS CONCEPÇÕES DE PRECEPTORES DO SUS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e207303.  Epub 06-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698207303.

Este artigo relata a concepção de 15 preceptores de saúde da região Oeste do Pará - que concluíram o Curso de Especialização para Preceptores do SUS - sobre as metodologias ativas de ensino aprendizagem como estratégia de formação do profissional. As informações foram coletadas através da folha de dados sociodemográficos e roteiro de entrevista semiestruturada. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC e como resultado verificou-se que para o preceptor de saúde as metodologias ativas são formas de facilitar o aprendizado, são técnicas, instrumentalização, que fazem pensar e raciocinar, possibilitando mudanças na sua prática pedagógica, e na sua maneira de agir frente ao cotidiano da preceptoria.

Palabras clave : Preceptoria; Metodologias Ativas; Formação Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )