SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36THE CONCEPTIONS OF TUTORS OF THE SUS ON ACTIVE METHODOLOGIES IN TRAINING OF THE HEALTH PROFESSIONALTHE BODIES OF DANCES IN THE CULTURAL CURRICULUM OF PHYSICAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MARCELO, CARLOS; YOT, CARMEN; ZIDAN, EDUARDO RODRIGUEZ  and  ZORRILLA-SALGADOR, JUAN PABLO. FATORES DETERMINANTES NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO URUGUAI. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e216356.  Epub Aug 07, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698216356.

Atualmente, na América Latina e no Caribe, foram implementadas políticas para promover a integração das TICs nos sistemas escolares, aumentando o investimento em programas OLPC. Entretanto, ainda não há conhecimento suficiente sobre como essas tecnologias digitais estão sendo integradas no esino. O objetivo principal deste artigo é analisar o uso que os professores em formação, no Uruguai, fazem do computador portátil. O desenho desta pesquisa é de tipo misto, de dominância quantitativa. Foi desenvolvida uma análise descritivo-correalcional não experimental transacional a partir de questionários envolvendo estudantes de licenciatura, complementados com entrevistas semi-estruturadas. Identificamos que os estudantes utilizam pouco a tecnología proporcionada pelo Estado como recurso para a aprendizagem, e entre aqueles que os utilizam, é maior o uso do computador portátil para as disciplinas específicas dos cursos do que para as disciplinas pedagógicas. Não foram encontradas evidências de que o gênero, a idade, a especialidade e o nível cursado sejam características que influam sobre a percepção de utilidade que os estudantes têm dos computadores portáteis.

Keywords : Formação inicial docente; tecnología digital; dispositivos móveis; desenho misto; modelo logit.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )