SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36AS CONCEPÇÕES DE PRECEPTORES DO SUS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDEOS CORPOS DAS DANÇAS NO CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MARCELO, CARLOS; YOT, CARMEN; ZIDAN, EDUARDO RODRIGUEZ  e  ZORRILLA-SALGADOR, JUAN PABLO. FATORES DETERMINANTES NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO URUGUAI. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e216356.  Epub 07-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698216356.

Atualmente, na América Latina e no Caribe, foram implementadas políticas para promover a integração das TICs nos sistemas escolares, aumentando o investimento em programas OLPC. Entretanto, ainda não há conhecimento suficiente sobre como essas tecnologias digitais estão sendo integradas no esino. O objetivo principal deste artigo é analisar o uso que os professores em formação, no Uruguai, fazem do computador portátil. O desenho desta pesquisa é de tipo misto, de dominância quantitativa. Foi desenvolvida uma análise descritivo-correalcional não experimental transacional a partir de questionários envolvendo estudantes de licenciatura, complementados com entrevistas semi-estruturadas. Identificamos que os estudantes utilizam pouco a tecnología proporcionada pelo Estado como recurso para a aprendizagem, e entre aqueles que os utilizam, é maior o uso do computador portátil para as disciplinas específicas dos cursos do que para as disciplinas pedagógicas. Não foram encontradas evidências de que o gênero, a idade, a especialidade e o nível cursado sejam características que influam sobre a percepção de utilidade que os estudantes têm dos computadores portáteis.

Palavras-chave : Formação inicial docente; tecnología digital; dispositivos móveis; desenho misto; modelo logit.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )