SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36LOS CUERPOS DE DANZA EN EL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN FÍSICA CULTURALLA RESPONSABILIDAD PEDAGÓGICA ANTE LA EXPERIENCIA DEL LÍMITE EN LA INFANCIA: LA INTRODUCCIÓN A LA CULTURA EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

WALKER, VERONICA S.. TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO E SUA AVALIAÇÃO: POLÍTICAS, TENSÕES E DESAFIOS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e221045.  Epub 06-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698221045.

No âmbito da implementação de políticas para avaliar a qualidade dos sistemas de ensino superior no mundo inteiro, a avaliação do corpo docente ganhou relevância especial. Neste artigo são analisadas as políticas de avaliação do trabalho docente universitário na Argentina e na Espanha, a fim de identificar objetos de avaliação, instrumentos utilizados e agentes responsáveis da avaliação. Além disso, as percepções de professores de diferentes universidades sobre o impacto dos processos de avaliação em seu trabalho diário também são recuperadas. Os resultados apresentados são o produto da revisão da literatura sobre o assunto, a análise documental nos dois países e a pesquisa empírica realizada no período de 2012-2017. O estudo permite identificar tensões entre as particularidades do objeto e as características dos processos de avaliação.

Palabras clave : Universidade; Avaliação de políticas; Trabalho docente; Percepções.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )