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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

WALKER, VERONICA S.. TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO E SUA AVALIAÇÃO: POLÍTICAS, TENSÕES E DESAFIOS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e221045.  Epub 06-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698221045.

No âmbito da implementação de políticas para avaliar a qualidade dos sistemas de ensino superior no mundo inteiro, a avaliação do corpo docente ganhou relevância especial. Neste artigo são analisadas as políticas de avaliação do trabalho docente universitário na Argentina e na Espanha, a fim de identificar objetos de avaliação, instrumentos utilizados e agentes responsáveis da avaliação. Além disso, as percepções de professores de diferentes universidades sobre o impacto dos processos de avaliação em seu trabalho diário também são recuperadas. Os resultados apresentados são o produto da revisão da literatura sobre o assunto, a análise documental nos dois países e a pesquisa empírica realizada no período de 2012-2017. O estudo permite identificar tensões entre as particularidades do objeto e as características dos processos de avaliação.

Palavras-chave : Universidade; Avaliação de políticas; Trabalho docente; Percepções.

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