SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EL TRABAJO DOCENTE UNIVERSITARIO Y SU EVALUACIÓN: POLÍTICAS, TENSIONES Y DESAFÍOSLA "LEI DE LA MORDAZA" EN LA LITERATURA CIENTÍFICA: UN ESTADO DEL ARTE SOBRE EL MOVIMIENTO “ESCUELA SIN PARTIDO” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

RAMOS, DANIEL GÓMEZ. RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA DIANTE DA EXPERIÊNCIA DO LIMITE NA INFÂNCIA: A INTRODUÇÃO À CULTURA NA ESCOLA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e221449.  Epub 06-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698221449.

Este texto parte da preocupação em colocar no centro da educação o cuidado com o outro e a responsabilidade diante da vida da infância, pois esse conhecimento pedagógico favorece os processos de aprendizado e crescimento pessoal dos alunos. O artigo estuda a experiência do limite como um encontro com a própria vulnerabilidade, capaz de organizar a subjetividade: gerar contornos para existir e vincular o desejo à cultura. A partir de uma abordagem inspirada na investigação da experiência e da fenomenologia hermenêutica, esta pesquisa acompanha uma professora e seus alunos de uma escola localizada em um contexto de vulnerabilidade social. A descrição das cenas e as conversas com a profesora nos permitiram obter algumas orientações práticas sobre como acompanhar o limite e a norma na relação educacional, bem como obter uma compreensão aprofundada de suas implicações para o desenvolvimento e amadurecimento da infância.

Palabras clave : Responsabilidade pedagógica; limites; cultura; escola; infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )