SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36THE “MUZZLE LAW” IN SCIENTIFIC LITERATURE: A STATE OF THE ART ABOUT THE BRAZILIAN “ESCOLA SEM PARTIDO”EDUCATION OF INTELLECTUALLY DISABLED PEOPLE IN THE PERIODICAL MENSAGEM DA APAE (1963-1973): A PEDAGOGY FOR MODELING AND SOCIAL ADJUSTMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

NAVARRO, KOEPSEL, ELIANA CLÁUDIA; OLIVEIRA, GARCIA, SANDRA REGINA DE  and  SILVA, CZERNISZ, ELIANE CLEIDE DA. A TRÍADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: LEI Nº 13.415/2017, BNCC E DCNEM. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222442.  Epub Aug 08, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222442.

O texto discute a relação entre a Lei n.º 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC - e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCNEM. Com aporte em discussão bibliográfica e documental, analisa a reforma do ensino médio, destaca as audiências públicas, evidencia os elementos controversos na proposta para formação e expõe a vinculação dessa proposição com os organismos internacionais no direcionamento neoliberal. Como resultados, aponta que a reforma traz traços reacionários e de acentuação da desigualdade educacional que impactam a formação da juventude e o trabalho desenvolvido pela escola. É um assunto importante a ser analisado por todos os professores que visam ao desenvolvimento da educação média para a formação emancipadora da juventude brasileira, num trabalho que leve em conta a compreensão do sujeito jovem enquanto ser social.

Keywords : Política Educacional; Ensino Médio; BNCC.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )