SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EDUCATION OF INTELLECTUALLY DISABLED PEOPLE IN THE PERIODICAL MENSAGEM DA APAE (1963-1973): A PEDAGOGY FOR MODELING AND SOCIAL ADJUSTMENTCURRICULUM DOCUMENT, CURRICULUM PERFORMANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

DEIMLING, NATALIA NEVES MACEDO  and  REALI, ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES. PIBID: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222648.  Epub Aug 08, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222648.

Neste artigo, temos por objetivo analisar de que maneira as orientações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência têm sido desenvolvidas e interpretadas por diferentes sujeitos na formação e atuação profissional de professores supervisores da educação básica. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 professores (coordenadores, colaboradores e supervisores) e 48 estudantes de quatro subprojetos do PIBID de uma universidade federal brasileira entre os anos de 2013 e 2014. Entre outros aspectos, os resultados indicam que, enquanto existem professores que tomam o PIBID como espaço de formação e de realização de um trabalho colaborativo, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para a aprendizagem dos licenciandos, existem também aqueles que não se comprometem com os objetivos do Programa, não o consideram como espaço formativo e pouco contribuem com a formação dos estudantes.

Keywords : Formação de Professores; Programa de Iniciação à Docência; Integração Escola-Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )