SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PIBID: CONSIDERATIONS ABOUT THE ROLE OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION IN THE PROCESS OF INITIATION TO TEACHINGALTERNATING PROFESSORALITIES IN THE COUNTRY: BETWEEN PAST AND PRESENT, BEING ATEACHER-MONITOR IN AN FAMILY FARM SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PAZ, LUCIANA ATHAYDE  and  ICLE, GILBERTO. CURRÍCULO-DOCUMENTO, CURRÍCULOS-PERFORMANCE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222728.  Epub Aug 08, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222728.

Neste texto busca-se mostrar o enlace entre currículos e performance. Tal intento se opõe à noção de currículo como documento. Circunscreve-se as noções de ficção e de corpo no campo da performance, bem como nas produções que entrelaçam os Estudos da Performance com o campo da Educação. Apresenta-se uma revisão das principais referências sobre Performance e Educação, assim como discute-se a primazia da lógica do documento, da materialidade e do visível em detrimento da transmissão da memória e do conhecimento por meio das práticas incorporadas, em razão de sua efemeridade. Defende-se que a perspectiva da performance, tendo como operadores as noções de corpo e ficção, permite compreender a efemeridade como parte constituinte das práticas de transmissão de memória e de conhecimento. Propõe-se currículos-performance, em oposição ao conceito de currículo-documento, como possibilidade de inconstância nos processos de construção dos conhecimentos.

Keywords : Currículo; Performance; Corpo; Ficção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )