SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PIBID: CONSIDERACIONES SOBRE EL PAPEL DE LOS PROFESORES DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN EL PROCESO DE INICIACIÓN A LA DOCENCIAALTERNANDO PROFESORALIDADES EN EL CAMPO: ENTRE EL PASADO Y EL PRESENTE, UN ESTAR-SENDO PROFESOR-MONITOR EN UNA ESCUELA FAMILIA AGRÍCOLA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

PAZ, LUCIANA ATHAYDE  y  ICLE, GILBERTO. CURRÍCULO-DOCUMENTO, CURRÍCULOS-PERFORMANCE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222728.  Epub 08-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222728.

Neste texto busca-se mostrar o enlace entre currículos e performance. Tal intento se opõe à noção de currículo como documento. Circunscreve-se as noções de ficção e de corpo no campo da performance, bem como nas produções que entrelaçam os Estudos da Performance com o campo da Educação. Apresenta-se uma revisão das principais referências sobre Performance e Educação, assim como discute-se a primazia da lógica do documento, da materialidade e do visível em detrimento da transmissão da memória e do conhecimento por meio das práticas incorporadas, em razão de sua efemeridade. Defende-se que a perspectiva da performance, tendo como operadores as noções de corpo e ficção, permite compreender a efemeridade como parte constituinte das práticas de transmissão de memória e de conhecimento. Propõe-se currículos-performance, em oposição ao conceito de currículo-documento, como possibilidade de inconstância nos processos de construção dos conhecimentos.

Palabras clave : Currículo; Performance; Corpo; Ficção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )