SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PIBID: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIAALTERNANDO PROFESSORALIDADES NO CAMPO: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, UM ESTAR-SENDO PROFESSOR-MONITOR EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PAZ, LUCIANA ATHAYDE  e  ICLE, GILBERTO. CURRÍCULO-DOCUMENTO, CURRÍCULOS-PERFORMANCE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222728.  Epub 08-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222728.

Neste texto busca-se mostrar o enlace entre currículos e performance. Tal intento se opõe à noção de currículo como documento. Circunscreve-se as noções de ficção e de corpo no campo da performance, bem como nas produções que entrelaçam os Estudos da Performance com o campo da Educação. Apresenta-se uma revisão das principais referências sobre Performance e Educação, assim como discute-se a primazia da lógica do documento, da materialidade e do visível em detrimento da transmissão da memória e do conhecimento por meio das práticas incorporadas, em razão de sua efemeridade. Defende-se que a perspectiva da performance, tendo como operadores as noções de corpo e ficção, permite compreender a efemeridade como parte constituinte das práticas de transmissão de memória e de conhecimento. Propõe-se currículos-performance, em oposição ao conceito de currículo-documento, como possibilidade de inconstância nos processos de construção dos conhecimentos.

Palavras-chave : Currículo; Performance; Corpo; Ficção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )