SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ALTERNATING PROFESSORALITIES IN THE COUNTRY: BETWEEN PAST AND PRESENT, BEING ATEACHER-MONITOR IN AN FAMILY FARM SCHOOLTEACHER’S FORMATION ON RURAL EDUCATION: A LOOK AT THE SPECIFICITIES IN THE FIELD OF NATURAL SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ALMEIDA, DÓRIS BITTENCOURT  and  GRIMALDI, LUCAS COSTA. ENTRE GESTOS DE GUARDAR E ATOS DE TESTEMUNHAR: O ARQUIVO DE MEMÓRIAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223025.  Epub Aug 19, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223025.

O artigo problematiza a constituição do Arquivo de Memórias da Faculdade de Educação/UFRGS. Sua organização se inscreve no campo da História da Educação em interfaces com os postulados da História Cultural, por promover a exploração de experiências educativas, por vezes esquecidos pela historiografia. A temática também filia-se às discussões contemporâneas acerca das práticas arquivísticas. Neste lugar, abrigam-se documentos históricos em diferentes dimensões. Mas “o sabor do arquivo” (Farge, 2009), sem descuidar da documentação oficial, reside no recebimento de arquivos pessoais de professores e de estudantes, muitos deles formados por escrituras ordinárias, e também na produção de memórias orais dos sujeitos que compõem as comunidades acadêmica e escolar. Nesses gestos de guardar, concentram-se esforços para a constituição de um Arquivo Vivo, em que as problemáticas colocadas no tempo presente, transformadas rapidamente em passado direcionam nossas ações e intenções acerca do que guardar, por que guardar, para que guardar, para quem guardar.

Keywords : História da Educação; Arquivos Pessoais; História Oral.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )